14347 - Apropriação de técnicas agroecológicas, condizentes com a realidade agrícola no nordeste do estado de Minas Gerais
Palavras-chave:
formação agrotécnica, transição agroecológica, semiárido.Resumo
Nesse projeto estavam integradas ações de formação, investigação e experimentação, tendo como objetivo geral, apoiar a transição da agricultura convencional para a agroecológica. O referido experimento tinha por prioridade atuar em demandas agrícolas de cada localidade, utilizando de métodos participativos e técnicas de manejo com bases ecológicas dos sistemas, principalmente relacionadas à otimização no uso da água e qualificar os processos de formação agroecológicas junto às escolas Família Agrícola do Vale do Jequitinhonha. A metodologia foi baseada no pressuposto do diálogo participativo e da gestão conjunta entre os diferentes sujeitos do processo. Com esse projeto foi promovido o encontro de estudantes, pais e professores que atuam nas Escolas Família. Ao final dos experimentos constatou-se que as atividades contribuíram de forma significativa nos processos de formação e apropriação das técnicas agrícolas utilizadas.Downloads
Publicado
2013-12-08
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).