14306 - As consequências do uso demasiado de recursos externos na agricultura familiar: reflexões sobre as dificuldades na transição Agroecológica na Amazônia Paraense
Palavras-chave:
Dependência, adubos químicos, sistemas agroflorestaisResumo
Na Amazônia Paraense evidencia-se que grande parte da agricultura familiar camponesa não “experimentou” os pacotes tecnológicos da Revolução Verde no seu limiar. Porém, em algumas regiões, estas práticas foram bastante disseminadas. Há um esforço de reduzir esta dependência através de processos de transição para agriculturas de base ecológica. O objetivo deste texto é refletir sobre as dificuldades de promover a transição agroecológica em áreas com intensificação de uso de insumos externos. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso desenvolvido em Tomé Açu - PA. É possível visualizar que a introdução de insumos exógenos aos sistemas de produção gera danos de ordem ambiental, para a saúde dos agricultores, financeiros e socioculturais. A dificuldade enfrentada pelos agricultores em retomar práticas mais sustentáveis, está relacionada ao estabelecimento de um ciclo vicioso de dependência a insumos externos.Downloads
Publicado
2013-12-25
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).