14267 - Produtividade de cultivares de cafeeiro em cultivo solteiro e consorciado com Leucaena leucocephala em sistema agroecológico de produção
Palavras-chave:
Coffea arabica, fitomassa, reciclagem, agroecologiaResumo
Na concepção e desenvolvimento dos sistemas agroecológicos, busca-se além da utilização racional dos recursos naturais, a viabilização econômica da agricultura familiar. Dentre as estratégias utilizadas nos sistemas agroecológicos de produção de café, incluiu-se a utilização de cultivares resistentes ou tolerantes (controle genético), cafeeiros enxertados e a utilização de plantas de cobertura e adubação verde para a proteção dos solos e reciclagem de nutrientes. O objetivo foi avaliar a produtividade de cafeeiros Coffea arabica, de cinco cultivares enxertados sobre C. canephora em sistema agroecológico de produção (solteiro ou consorciados com leucena), no município de Ivinhema, MS. Portanto, o ensaio consiste num sistema agroecológico de produção de café, com a espécie Coffea arabica, em cultivo solteiro ou consorciado com Leucaena leucocephala cv. Cunninghan em alta densidade e manejado por roçadas. Foram utilizadas cinco cultivares de porte baixo (IAPAR 59, IPR 99, Tupi, Obatã e Acauã), resistentes à ferrugem do cafeeiro, considerada a principal doença dessa cultura, enxertados sobre Coffea canephora cv. Apoatã. Apesar da produção de fitomassa e reciclagem de nutrientes promovida pela L. leucocephala consorciada com cafeeiros, não ocorreu diferença significativa na produtividade, em relação ao sistema solteiro, com as médias de 54,52 e 55,65 sacas de 60 kg beneficiadas por hectare, respectivamente. Verificou-se o desempenho superior das cultivares Acauã e IPR 99, com as médias de 58,56 e 56,56 sacas de 60 kg beneficiadas por hectare respectivamente, indicando maior adaptação desses genótipos às condições ambientais regionais e ao sistema de base ecológica.Downloads
Publicado
2013-12-18
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).