14249 - A EVOLUÇÃO AGRÍCOLA NA COMUNIDADE SANTA LUZIA, MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU-PA: DO MONOCULTIVO À DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS.

Autores

  • Maria Cristina Couto EMATER-PARÁ
  • Osvaldo Ryohei Kato EMBRAPA Amazônia Oriental
  • Antonio Cordeiro de Santana Universidade Federal Rural da Amazônia

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Mercado, Produção agrícola, Rendimento econômico, Desenvolvimento rural.

Resumo

Na comunidade Santa Luzia, município de Tomé-Açu, como na região Nordeste Paraense, existe nos dias atuais um processo de mudança entre os cultivos, envolvendo sistemas de derruba e queima para a implantação de sistemas agroflorestais. Este trabalho identifica a importância desses sistemas como forma de diversificar a produção e obter melhores rendimentos. Foram realizadas visitas com aplicação de questionários, além da utilização de métodos estatísticos descritivos e multivariados por meio de análise fatorial. Os resultados obtidos indicam que 95% das famílias entrevistadas possuem sistemas agroflorestais com uma grande diversificação de culturas e que a existência de sistemas agroflorestais antigos e a utilização de tecnologias possibilitaram uma maior produção, o que proporcionou novas oportunidades de mercado e melhores condições econômicas, o que nos permite concluir que a produção em sistemas agroflorestais promoveu um maior rendimento da produção.

Biografia do Autor

Maria Cristina Couto, EMATER-PARÁ

Engenheira Agronôma, Extensionista Rural I EMATER/PA.

Osvaldo Ryohei Kato, EMBRAPA Amazônia Oriental

Engenheiro Agronômo, mestre em Agronomia(Fitotecnia), doutor em Agricultura Tropical, atualmente pesquisador da EMBRAPA Amazônia Oriental.

Antonio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agronômo, mestre em Economia Rural, doutor em Economia Aplicada, atualmente professor pesquisador da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>