14249 - A EVOLUÇÃO AGRÍCOLA NA COMUNIDADE SANTA LUZIA, MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU-PA: DO MONOCULTIVO À DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS.
Palavras-chave:
Agricultura familiar, Mercado, Produção agrícola, Rendimento econômico, Desenvolvimento rural.Resumo
Na comunidade Santa Luzia, município de Tomé-Açu, como na região Nordeste Paraense, existe nos dias atuais um processo de mudança entre os cultivos, envolvendo sistemas de derruba e queima para a implantação de sistemas agroflorestais. Este trabalho identifica a importância desses sistemas como forma de diversificar a produção e obter melhores rendimentos. Foram realizadas visitas com aplicação de questionários, além da utilização de métodos estatísticos descritivos e multivariados por meio de análise fatorial. Os resultados obtidos indicam que 95% das famílias entrevistadas possuem sistemas agroflorestais com uma grande diversificação de culturas e que a existência de sistemas agroflorestais antigos e a utilização de tecnologias possibilitaram uma maior produção, o que proporcionou novas oportunidades de mercado e melhores condições econômicas, o que nos permite concluir que a produção em sistemas agroflorestais promoveu um maior rendimento da produção.Downloads
Publicado
2013-12-25
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).