14232 - Atributos físicos do solo cultivado com adubos verdes perenes consorciados com a bananeira em um sistema sob transição agroecológica em Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
densidade do solo, porosidade do solo, qualidade do soloResumo
Objetivou-se avaliar a densidade e o volume total de poros do solo cultivado com adubos verdes perenes em consórcio com a bananeira. Os tratamentos foram compostos por um fatorial 9 x 3, sendo constituídos por diferentes espécies de plantas de cobertura consorciadas com a cultura da bananeira e três épocas de avaliação. A amostragem do solo para avaliação das variáveis foi realizada nas camadas de 0-5, 5-15 e 15-30 cm de profundidade por ocasião da instalação do experimento no campo e após dois anos. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições, em parcelas de 6 m de largura e 15 m de comprimento. A densidade do solo nos adubos verdes não diferiu em relação a da mata na camada superficial do solo. Os adubos verdes proporcionaram menor aeração em relação à mata, sem porém, alcançar níveis que restringem o crescimento radicular.Downloads
Publicado
2013-12-24
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Manejo de solo e água
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).