14230 - Monitoramento de unidades de produção orgânica de hortaliças no Distrito Federal com indicadores de sustentabilidade de solo
Palavras-chave:
metodologia participativa, adubos verdes, manejo de solo.Resumo
Avaliar a prática da adubação verde na qualidade do solo por meio da construção participativa de indicadores de sustentabilidade e alguns aspectos técnicos em propriedades orgânicas do DF foi o objetivo desse trabalho. A metodologia utilizada buscou estimar a saúde do solo através de indicadores sensíveis e fáceis de medir em campo com a participação dos agricultores. Foram realizadas duas avaliações: uma caracterização antes do semeio dos adubos verdes e uma após o manejo dessas espécies. Os indicadores de sustentabilidade utilizados se mostraram sensíveis para identificar transformações em alguns atributos do solo. As espécies de adubos verdes usadas como estratégia de rotação com hortaliças podem melhorar a qualidade do solo com relação ao aumento da retenção de água, incremento da atividade microbiológica, além de outros aspectos físicos como estrutura e compactação do solo.Downloads
Publicado
2013-12-24
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Manejo de solo e água
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).