14168 - Espaços de formação como ferramenta e estratégia para inclusão da agroecologia na universidade: iniciativas do grupo agroecológico IARA
Palavras-chave:
educação, interdisciplinar, agroecologia, sociedade, participativoResumo
A educação no Ensino Superior está ligada as regras do modo de produção capitalista, confirmando o caráter difusionista do método de ensino. Por isto, o Grupo Agroecológico IARA viu a necessidade de construir um espaço de formação interdisciplinar para os estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia com intuito de discutir e contextualizar a agroecologia como contraponto ao atual modelo econômico, além do despertar de consciência para a necessidade de sensibilização, ação e reflexão para com as questões homem x natureza x sociedade. Com a evolução no processo de construção dos espaços o mesmo atingiu um caráter participativo, a partir do diálogo como canal de comunicação com ênfase no protagonismo dos sujeitos, suas percepções diferenciadas e a construção coletiva de conceitos estruturados. Concluímos que esta iniciativa expressou a agroecologia como um princípio educativo de formação e uma ferramenta transformadora, estratégica e revolucionária na instituição de ensino.Downloads
Publicado
2013-12-08
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).