14137 - Efeito de concentrações de urina de vaca no tratamento de sementes de Feijão “Carioca”(Phaseolus vulgaris L.)
Palavras-chave:
Tratamento alternativo, Teste de Germinação, BiomassaResumo
O objetivo nesta pesquisa foi de avaliar o efeito da urina de vaca no tratamento de sementes de feijão “carioca”. O experimento foi conduzido no Laboratório de Tecnologia de Sementes, CCHSA/UFPB, Bananeiras, Paraíba. O delineamento foi o Inteiramente Casualizado (DIC) composto por cinco tratamentos e quatro repetições. As sementes foram embebidas nas soluções e em seguida foram submetidas aos testes de germinação, vigor, comprimento da raiz e da parte aérea, produção de massas verde e seca, segundo a RAS - Regra de Análise de Sementes. Os dados obtidos foram submetidos às análises de variância e para a comparação entre as médias dos tratamentos utilizou-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Houve diferença entre os tratamentos para as variáveis de comprimento de raiz e da parte aérea, produção de massas verde e seca. As concentrações que apresentaram os melhores resultados foram 0, 50 e 75% de urina de vaca.Downloads
Publicado
2013-12-18
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).