14115 - Setor de Agroecologia do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre: Novo campo experimental para a Educação Rural Sustentável

Autores

  • Ariane Cardoso Costa Instituto Federal Do espirito Santo - Campus de Alegre
  • Mariane Pereira dos Santos Souza Instituto Federal Do espirito Santo - Campus de Alegre
  • Ray Luiz Babilon Carreço Instituto Federal Do espirito Santo - Campus de Alegre
  • Wallace Luís de Lima Instituto Federal Do espirito Santo - Campus de Alegre

Palavras-chave:

Agricultura sustentável, Compostagem, Lixo orgânico.

Resumo

Com o intuito de desenvolver práticas que propiciem uma agricultura sustentável foi criado o setor de Agroecologia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus de Alegre no ano de 2010. Para a fundação do setor, foi utilizada uma área degradada próxima à reserva florestal. O projeto, financiado pela empresa Samarco Mineração S.A, tem como objetivo o tratamento dos resíduos orgânicos obtidos através da limpeza das ruas e podas de jardins e árvores do Distrito de Rive, município de Alegre - ES, tendo a prefeitura Municipal como parceira. Os resíduos orgânicos passam por uma triagem são transformados em composto orgânico, utilizado para a fertilização dos jardins do Distrito e como opção de geração de renda para população local. Atualmente o setor contribui para o ensino e a pesquisas, como dissertações de mestrado, monografias e trabalhos de conclusão de curso. O local que era degradado se transformou em uma área produtiva, educativa e prazerosa para a visitação pública.

Biografia do Autor

Ariane Cardoso Costa, Instituto Federal Do espirito Santo - Campus de Alegre

Sou academia no curso de Biologia no IFES - Campus de Alegre, trabalho com pesquisa no setor de Agroecologia do campus da instituição que estudo, desenvolvo projeto de educação ambiental no municipio que moro, sou voluntaria no PIDID.

Downloads

Publicado

2013-12-07

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>