14114 - Rede Raízes da Mata: relocalizando a agricultura familiar camponesa na Zona da mata Mineira
Palavras-chave:
Mercado, Agroecologia, Rede de consumo,Resumo
A forma atual de organização das cadeias agroalimentares vem distanciando cada vez mais a produção do consumo. A fim de reverter a lógica do mercado capitalista, e reaproximar a produção agrícola ao seu alicerce ecológico, social e cultural, vêm se buscado alternativas. É nesse contexto que, em 2011, surge a Rede Agroecológica de prosumidores/as Raízes da Mata, na Zona da Mata Mineira. Baseada nos princípios da Agroecologia; Gestão Compartilhada; Ritmo; Transparência; Economia Solidária e Prosumo, a Rede consiste em uma organização coletiva de compras. Hoje oferta cerca de 180 produtos provenientes de 7 famílias produtoras, 9 organizações entre Assentamentos, Associações, Cooperativas e Grupos de Produção sinalizando um movimento significativo de relocalização dos sistemas agroalimentares.Downloads
Publicado
2013-12-07
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).