14099 - Estrutura da Vegetação em Capoeiras com Diferentes Idades de Abandono, em Áreas de Agricultura Itinerante no Estado do Maranhão

Autores

  • Ariadne Enes Rocha Universidade Estadual do Maranhão
  • Leonaldo Alves Andrade Universidade Federal da Paraíba, Campus Areia
  • Jacob Silva Souto Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos-PB
  • Walter Esfrain Pereira Universidade Federal da Paraíba, Campus Areia

Palavras-chave:

Tempo de pousio, Attalea speciosa Mart., Pós-fogo

Resumo

A vegetação secundária ou capoeira compõe um ambiente de grande expressão no âmbito alimentar, econômico e cultural. Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura vegetacional no transcurso da sucessão florestal em históricos de uso distintos. O estudo teve início com a seleção de 45 unidades amostrais avaliadas pelo método de quadrantes, em dois históricos de uso, denominados São Miguel, em solos Argissolo Vermelho-Amarelo e Janeiro, em Plintossolo, no Projeto de Assentamento São João do Rosário, Maranhão. Os valores médios mais elevados em número de indivíduos ocorreram no histórico de uso de Janeiro, nos tempos de cinco e seis anos de pousio, com acréscimo de 242 % e 258 % quando comparados aos mesmos tempos de São Miguel. Dentre os tempos de pousio observados nesse estudo, aos oito anos de abandono foram verificadas as mais elevadas densidades totais amostradas dentre as áreas em estágio inicial de sucessão, em ambos os históricos de uso, com 1.278,58 ind.ha-1 e 1.318,17 ind.ha-1, respectivamente. Os Índices de Shannon variaram entre 0,946 e 2,609. Dentre as espécies apresentadas apenas o babaçu, Attalea speciosa Mart, ocorreu em todas as unidades amostrais.

Biografia do Autor

Ariadne Enes Rocha, Universidade Estadual do Maranhão

Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em Agronomia e Formação Pedagógica. Mestrado em Agroecossistemas -UFSC e Doutora em Agronomia, área de Ecologia Vegetal -UFPB.

Downloads

Publicado

2013-12-29

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Ambiente e Ecossistemas Naturais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)