14080 - Seleção de plantas matrizes e produção de mudas de Hancornia speciosa Gomes no projeto de assentamento Rio Pirangi, Morros-MA
Palavras-chave:
Germinação, propagação, Lençóis MaranhensesResumo
A mangaba é uma cultura em fase de domesticação, com potencial de ser aproveitada pela sociedade maranhense. Com intuito de ampliar os conhecimentos sobre esta espécie no Maranhão, esta pesquisa tem como objetivo selecionar plantas matrizes de Hancornia speciosa Gomes para caracterização, coleta de sementes e produção de mudas. O experimento teve inicio com a seleção de matrizes e coleta de frutos para análise e extração de sementes. Após o beneficiamento das sementes iniciou-se testes de germinação em laboratório com média geral de 82,5%. Entre as plantas matrizes avaliadas foi possível observar que ocorreu correlação entre o diâmetro e produção, bem como altura do fuste e produção em ambas as áreas avaliadas. As mudas foram produzidas no viveiro da Fazenda Escola São Luís da Universidade Estadual do Maranhão, organizadas em 12 tratamentos e apresentaram média de 60% de germinação em campo. A adubação dos tratamentos consistia em diferentes dosagens de esterco bovino, calcário e adubo químico, sendo que o tratamento 1 (testemunha) teve os melhores resultados em altura das mudas com 24,86 cm, aos 103 dias após o plantio.Downloads
Publicado
2013-12-18
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).