14077 - Tipologia de agricultores no Estado do Amapá com base em indicadores de renda
Palavras-chave:
Agricultor familiar, Mandioca, Amazônia.Resumo
No Amapá há o predomínio da agricultura migratória de subsistência, com a utilização da mão-de-obra familiar, recursos financeiros próprios e sistema de produção agrícola de baixa produtividade. Neste estudo buscou-se caracterizar e identificar diversidade relativa aos sistemas de produção presentes no Estado do Amapá, organizando-as em grupos com características comuns (tipos). A caracterização foi feita em quatro municípios do Estado do Amapá: Macapá, Santana, Porto Grande e Mazagão. Para este estudo foi considerado um total de nove indicadores ligados à renda dos produtores. Pôde-se notar que os produtores do Estado possuem uma diversidade de fontes de renda, composta principalmente pelo cultivo de mandioca, hortaliças, culturas anuais, culturas permanentes, criação de animais, trabalho remunerado, aposentadorias e programas sociais. A maior parte dos agricultores apresenta baixa renda e muitos não conseguem obter renda necessária para atender as necessidades básicas familiar.Downloads
Publicado
2013-12-27
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).