14058 - Análise da intenção de aquisição de alimentos lácteos orgânicos no município de Cascavel - PR

Autores

  • Cristina Sturmer dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tiago Costa
  • Pedro Ivan Christoffoli
  • Jézica Tamírís Dortelmann
  • Paulo Alexandre Nunes
  • Aline De Pieri
  • Glaucia Keli Back

Palavras-chave:

Alimentos lácteos orgânicos, Comportamento do consumidor, Pesquisa de Marketing.

Resumo

O desenvolvimento de atividades produtivas com maior valor percebido e sustentabilidade ambiental tem sido um dos maiores desafios do Brasil na atualidade. Nos últimos anos o Território Cantuquiriguaçu, tem vivenciado a ampliação de diversas iniciativas ligadas à agroecologia no sentido de reforçar os processos e práticas de produção de alimentos saudáveis, contribuindo para geração de emprego e renda para os agricultores familiares da região. No assentamento 08 de Junho, localizado no município de Laranjeiras do Sul – PR, está em vias de instalação um laticínio de leite orgânico e derivados. Em vista de fortalecer essa experiência ações de ensino, pesquisa e extensão tem sido executadas na Universidade Federal da Fronteira Sul, visando o desenvolvimento técnico e o fortalecimento da gestão desta nova organização. Parte destas ações tem focalizado o desenvolvimento de um plano de marketing para este empreendimento. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é compreender os hábitos de consumidores de lácteos convencionais e a intenção de aquisição de produtos lácteos orgânicos no município de Cascavel, Paraná. A metodologia utilizada foi qualitativa, com a realização de um levantamento exploratório com 142 entrevistados em 3 supermercados de grande porte da região central da cidade. A amostra foi não probabilística e por conveniência. O questionário foi desenvolvido, tabulado e analisado por meio do aplicativo Sphinx. Os resultados revelaram que os potenciais consumidores de produtos lácteos orgânicos procuram aspectos mais inovadores no produto que apenas o fato de ser orgânico, tem interesse de adquirir produtos lácteos orgânicos, mas não estão dispostos a pagar um preço muito diferenciado por esses produtos, por fim preferem os supermercados como principal canal de comercialização.

Biografia do Autor

Cristina Sturmer dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda de Ciências Econômicas com linha de formação em desenvolvimento rural e cooperativismo e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Politicas Publicas e Agroecologia.

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Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas

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