14058 - Análise da intenção de aquisição de alimentos lácteos orgânicos no município de Cascavel - PR
Palavras-chave:
Alimentos lácteos orgânicos, Comportamento do consumidor, Pesquisa de Marketing.Resumo
O desenvolvimento de atividades produtivas com maior valor percebido e sustentabilidade ambiental tem sido um dos maiores desafios do Brasil na atualidade. Nos últimos anos o Território Cantuquiriguaçu, tem vivenciado a ampliação de diversas iniciativas ligadas à agroecologia no sentido de reforçar os processos e práticas de produção de alimentos saudáveis, contribuindo para geração de emprego e renda para os agricultores familiares da região. No assentamento 08 de Junho, localizado no município de Laranjeiras do Sul – PR, está em vias de instalação um laticínio de leite orgânico e derivados. Em vista de fortalecer essa experiência ações de ensino, pesquisa e extensão tem sido executadas na Universidade Federal da Fronteira Sul, visando o desenvolvimento técnico e o fortalecimento da gestão desta nova organização. Parte destas ações tem focalizado o desenvolvimento de um plano de marketing para este empreendimento. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é compreender os hábitos de consumidores de lácteos convencionais e a intenção de aquisição de produtos lácteos orgânicos no município de Cascavel, Paraná. A metodologia utilizada foi qualitativa, com a realização de um levantamento exploratório com 142 entrevistados em 3 supermercados de grande porte da região central da cidade. A amostra foi não probabilística e por conveniência. O questionário foi desenvolvido, tabulado e analisado por meio do aplicativo Sphinx. Os resultados revelaram que os potenciais consumidores de produtos lácteos orgânicos procuram aspectos mais inovadores no produto que apenas o fato de ser orgânico, tem interesse de adquirir produtos lácteos orgânicos, mas não estão dispostos a pagar um preço muito diferenciado por esses produtos, por fim preferem os supermercados como principal canal de comercialização.Downloads
Publicado
2013-12-27
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).