14054 - INTRODUÇÃO DO CULTIVO DE TAIOBA NOS QUINTAIS URBANOS CÁCERES- MT

Autores

  • Welton Monteiro Santos
  • Santino Seabra Junior UNEMAT
  • Luciana da Silva Borges
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves
  • Carla Simoni Giroto de Almeida Piña Barelli

Palavras-chave:

Xanthosoma sagittifolium, Segurança alimentar e nutricional, Sustentabilidade, Hortaliças não convencionais, Horticultura tropical

Resumo

O objetivo foi incentivar o cultivo de taioba (Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott.) nos quintais urbanos e o seu consumo pela população de abrangência da Equipe de Saúde da Família Vitória Régia do município de Cáceres MT, visando à melhoria na qualidade alimentar. Durante a execução do projeto foram realizadas palestras sobre a importância da taioba na alimentação, forma de propagação e cultivo. Ao final fez-se a aplicação de questionário para verificar a adesão da família ao cultivo e ao consumo de taioba. Os resultados obtidos apresentaram apenas 6,82% de famílias que cultivam taioba nos quintais e utilizavam regularmente na alimentação no início do projeto e chegando ao final do trabalho com 94,36% de famílias cultivando e utilizando folhas e talos na alimentação.

Biografia do Autor

Santino Seabra Junior, UNEMAT

Engenheiro Agronômo Doutor em Horticultura pela UNESP Botucatu e professor de Olericultura no curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres.

Downloads

Publicado

2013-12-07

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>