14039 - Desafios para a construção do conhecimento agroecológico com abordagem de gênero em uma universidade pública brasileira

Autores

  • Maria Virginia de Almeida Aguiar UFRPE, Recife, PE - Brasil
  • Laeticia Medeiros Jalil UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Recife, PE - Brasil

Palavras-chave:

educação formal, mulheres trabalhadoras rurais, Agroecologia

Resumo

A Agroecologia, como campo de conhecimentos comprometido com a sustentabilidade, apresenta o desafio de incorporar a temática das desigualdades de gênero vividas pelas trabalhadoras rurais e pescadoras, na vida social, cultural, econômica, na atividade produtiva e na construção do conhecimento. Assim, desde 2010, na UFRPE, o tema gênero foi incluído em algumas experiências de ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia. O desafio percebido é incorporar o tema na prática da educação formal, colaborando para uma leitura problematizadora e desnaturalizadora da realidade, bem como a superação da fragmentação do conhecimento na Agroecologia, que separa a dimensão produtiva de outras dimensões da vida social.

Biografia do Autor

Maria Virginia de Almeida Aguiar, UFRPE, Recife, PE - Brasil

Graduação em Agronomia (1990) e especialização em Educação Ambiental (1994) pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutorado em Agroecologia, Sociologia y Desarrollo Rural Sostenible pela Universidade de Córdoba/Espanha (2007), reconhecido pelo Programa de Posgraduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Trabalhou ultimamente como consultora - Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil e no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura em projetos voltados para a agricultura familiar vinculados ao Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria da Agricultura Familiar. Atualmente é professora de Extensão Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Laeticia Medeiros Jalil, UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Recife, PE - Brasil

Professora de sociologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE e no Departamento de Políticas Públicas - DPP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aluna de doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ, no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade CPDA/UFRRJ onde fez mestrado. Coordena o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido-NEPPAS da UFRPE. Pesquisadora do LAB RURAL UFRN e do LAERURAL UFPE.Tem experiência na área de Sociologia Rural, com ênfase em gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: rural, políticas públicas, desenvolvimento local, comunidades rurais,segurança e soberania alimentar,autonomia, feminismo, espaço público e democratização.

Downloads

Publicado

2013-12-07

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>