13995 - Avaliação in vitro da atividade biofungicida de óleo essencial e extratos aquosos, etanólicos e hidroetanólicos sobre o fitopatógeno Fusarium spp.
Palavras-chave:
controle alternativo, doenças de plantas, microrganismos fitopatogênicosResumo
A utilização de defensivos químicos para o controle de fungos fitopatogênicos tem causado degradação do ambiente. Sendo assim, os agentes de biocontrole, como os extratos vegetais e os óleos essenciais entram nesta categoria. Este trabalho teve como objetivo, avaliar in vitro o potencial de inibição dos extratos aquoso, etanólico e hidroetanólico das plantas Coronopus didymus, Pothomorphe umbellata, Bidens pilosa e Punica granatum e do óleo essencial da P. umbellata sobre o fitopatógeno Fusarium spp. Os extratos foram testados nas concentrações 5%, 10%, 15% e 20% e o óleo essencial nas concentrações 0,01; 0,05; 0,10; 0,15 e 0,20%. Os extratos hidroetanólicos e aquosos não demonstraram diferença significativa. Ao contrário do extrato etanólico do P. granatum e do óleo essencial de P. umbellata que nas concentrações 20% e 0,2% respectivamente, houve inibição total do fitopatógeno Fusarium spp.Downloads
Publicado
2013-12-18
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).