13963 - Criação animal na agricultura familiar em transição agroecológica: experiências com a produção de silagens
Palavras-chave:
nutrição de bovinos, análise bromatológica, mutirão, reciprocidade, pesquisa participanteResumo
O grupo de extensão e pesquisa ‘Animais para a Agroecologia’ desenvolve suas atividades em vários municípios da Zona da Mata (MG) desde 2006. As atividades ocorrem em parceria com as organizações da agricultura familiar da região e com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM). Ao longo dos anos, a criação de bovinos vem recebendo atenção especial, dada a dificuldade que essa categoria apresenta pelas características edafoclimáticas da região. Nesse contexto, um dos enfoques do grupo vem sendo o manejo nutricional de bovinos, uma vez que há considerável dificuldade na estação seca, quando há baixa oferta de forragens para os animais. O presente apresenta os resultados da experiência de agricultores/as familiares em transição agroecológica de Divino-MG com a produção de silagem. O trabalho foi desenvolvido de forma participativa, subsidiado por análises bromatológicas das silagens produzidas, com a devolução e discussão dos resultados junto aos/as agricultores/as.Downloads
Publicado
2013-12-22
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).