13852 - O perfil dos educadores do campo no município de Arara, Paraíba

Autores

  • Dionuzya da Silva Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Fillipe Silveira Marini CCHSA/PPGCAG/UFPB

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação Popular, Docentes, Metodologia participativa, Teia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil e a realidade dos docentes das escolas localizadas na Zona Rural, no município de Arara no estado da Paraíba contribuindo para provocar a emancipação dos sujeitos que vivem do/no campo, respeitando e utilizando seu saber popular. A estratégia metodológica foi desenvolvida com professoras das Escolas Públicas do Campo da Rede Municipal de Ensino do município de Arara- PB através de visitas nas escolas e uma reunião conduzida com base em métodos participativos, a ferramenta Teia. O público alvo foram oito professoras do ensino infantil e fundamental que lecionam em sete escolas do município. O resultado mostrou que as maiores dificuldades para as professoras foram na formação e no currículo-conteúdo e proporcionou as docentes uma nova reflexão, vivência, uma transformação não só em saberes, mas a perspectivas de novos horizontes, com a utilização de práticas educativas alicerçadas na educação popular, permitindo a troca de saberes e o diálogo.

Biografia do Autor

Dionuzya da Silva Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga pela Universidade Estadual da Paraíba, Psicopedagoga pela Faculdade Integrada de Patos, Especialista em Agroecologia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestranda em Agroecologia pela Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora Municipal da Educação do Campo no município de Arara- Paraíba, Supervisora Escolar na Secretaria Municipal de Educação no município de Solânea- Paraíba, Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Estado da Paraíba.

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Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação

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