13825 - Transição agroecológica: processos educativos e participativos baseados na experimentação
Resumo
Entre setembro de 2005 e julho de 2007, a FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa da Região Celeiro), sediada no município de Ronda Alta (RS), executou um projeto com o objetivo de resgatar, experimentar e validar técnicas de produção e processos sociais visando a transição da agricultura convencional à sustentável, baseada na Agroecologia. O projeto foi desenvolvido com três linhas de ação, articulando educandos e camponeses. O envolvimento dos educandos nas pesquisas de campo, no experimento no CAE-FUNDEP e nos experimentos conduzidos juntamente com os camponeses foi fundamental para a sua formação profissional, capacitando-os para interpretar e agir em situações complexas. Os experimentos realizados junto às unidades de produção camponesas contribuíram para o aumento da autonomia e do empoderamento dos agricultores, demonstrando a importância da interação das instituições de ensino diretamente com as comunidades rurais.Downloads
Publicado
2013-12-28
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).