13767 - Alternativas de comercialização de produtos ecológicos no Brasil e na França

Autores

  • Moacir Roberto Darolt IAPAR / Programa de Agroecologia
  • Claire LAMINE Institut National de la Recherche Agronomique /Unidade de Ecodesenvolvimento do INRA, Avignon, França.
  • Alfio BRANDEMBURG Universidade Federal do Paraná (UFPR)/ Departamento de Ciências Sociais

Palavras-chave:

Mercados Locais, Alimentos Orgânicos, Agroecologia, Comércio Justo

Resumo

Esse trabalho analisa sistemas alternativos de comercialização de produtos ecológicos na França e no Brasil. A metodologia envolve pesquisa descritiva e qualitativa de 20 experiências selecionadas em mercados locais e entrevistas com atores (agricultores, comercializadores, consumidores e especialistas) envolvidos com produtos ecológicos na França e no sul do Brasil. Como resultados destacam-se na França os Pontos de Venda Coletiva (PVC) de agricultores; as redes que integram agroturismo, gastronomia, lazer e descoberta, pousada e venda nas propriedades (Accueil paysan; Bienvenue à la ferme) e a organização de consumidores para apoio aos agricultores (AMAP). No Brasil destacam-se as vendas em feiras agroecológicas, o circuito de comercialização da Rede Ecovida e os programas de governo. Em ambos os países as iniciativas inovadoras em circuitos alternativos acontecem em locais onde existe a organização de uma rede entre o poder público, ONGs, empresas, organizações de agricultores e de consumidores.

Biografia do Autor

Moacir Roberto Darolt, IAPAR / Programa de Agroecologia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1990) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná e Université Paris VII (2000). Fez Pós Doutorado no INRA de Avignon, França, sobre o tema Sistemas Agroalimentares Alternativos (Circuitos curtos de Comercialização). Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão em Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura orgânica, agroecologia, desenvolvimento rural e meio ambiente, pesquisa participativa com enfoque de sistemas, metodologias para difusão de tecnologia, mercados ecológicos e consumo responsável.

Claire LAMINE, Institut National de la Recherche Agronomique /Unidade de Ecodesenvolvimento do INRA, Avignon, França.

Doutora em Sociologia (EHESS). Pesquisadora da UR 0767, Unidade de Ecodesenvolvimento do INRA, Avignon, França.

Alfio BRANDEMBURG, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/ Departamento de Ciências Sociais

Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)