13762 - Caracterização de produtos, oriundos de quintais agroflorestais, comercializados na feira do município de Alenquer, Pará.

Autores

  • Fabrízia de Oliveira Alvino-Rayol
  • Breno Pinto Rayol Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Maria da Conceição Pereira da Silva

Palavras-chave:

Agrossilvicultura, Agroecologia, Alimento

Resumo

Os quintais agroflorestais são encontrados em todas as regiões tropicais do mundo e caracterizados pela grande diversidade de produtos usados na propriedade durante todo ano. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos produtos agrícolas procedentes de quintais agroflorestais comercializados em feiras do município de Alenquer, oeste do Pará. A coleta de dados foi realizada no mês de junho de 2013. Utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas referentes à produção, produtividade e potencial econômico dos produtos comercializados. Os produtos foram classificados quanto à parte utilizada na comercialização, forma de consumo e comercialização e porte da planta que forneceu o produto. Foram registrados 21 produtos agrícolas comercializados, sendo a maioria de hortaliças (52,4%). As espécies mais frequentes foram: cebolinha (Allium fistulosum L.), pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense Jacq.) e coentro (Coriandrum sativum L.). A forma in natura (90,5%) foi o principal modo de consumo dos produtos registrados no levantamento. A maioria das espécies que fornecem os produtos agrícolas levantados no presente estudo é de porte arbóreo (47,6%). Após a análise dos principais produtos comercializados nas feiras de Alenquer, chegou-se a conclusão de que os quintais agroflorestais também se destacam como fontes econômicas para as populações de baixa renda e agricultores familiares.

Biografia do Autor

Breno Pinto Rayol, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003) e mestrado em Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia e Museu Paraense Emílio Goeldi (2006). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência em Ecologia Aplicada à Agrocossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas:florística e manejo de vegetação secundária e de sistemas agroflorestais.

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)