13752 - Importância das metodologias participativas na transição agroecológica: Estudo de caso de um agricultor da Associação Comunitária São João
Palavras-chave:
Projeto Raízes da Terra, diversificação, agroecossistema.Resumo
No acompanhamento de experiências de agricultores familiares da Associação Comunitária Rural São João (ADRSJ) e que integram o Projeto Raízes da Terra, foram feitas observações visando sistematizar as mudanças ocorridas a partir da utilização de metodologias participativas. Entre as técnicas adotadas pelos agricultores está a elaboração do plano de utilização da propriedade (PU), aplicada de forma participativa e individual/propriedade, sendo utilizadas ferramentas como mapas, caminhadas na propriedade e entrevistas semi-estruturadas. A propriedade de um agricultor familiar foi analisada comparando o uso da terra no ano de 2005 e em 2009. Entre os principais resultados está a redução no monocultivo, aumento de áreas de capoeira e sistemas agroflorestais (SAF). As observações apontam que as ferramentas participativas e as capacitações utilizadas pelo Projeto Raízes da Terra na ACRSJ contribuíram para o melhor entendimento e construção conjunta entre o conhecimento técnico e científico em busca de um meio rural sustentável de base agroecológica.Downloads
Publicado
2013-11-12
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).