13736 - Viabilidade produtiva de rabanete sob efeito residual de consórcios de rúcula e coentro
Palavras-chave:
Raphanus sativus, Merremia aegyptia, Sistemas de cultivo.Resumo
O trabalho foi realizado na Fazenda Experimental da UFERSA, em Mossoró-RN, com o objetivo de avaliar a viabilidade produtiva de rabanete sob efeito residual de consórcios de rúcula e coentro. O delineamento experimental usado foi em DBC com 4 repetições em esquema fatorial 4 x 4. O primeiro fator foi constituído do efeito residual das quantidades de jitirana incorporadas ao solo e o segundo fator pelo efeito dos arranjos espaciais das culturas componentes. As características avaliadas foram: altura de plantas, produtividade total de raízes, produtividade de raízes comerciais, massa seca da parte aérea, massa seca de raízes, diâmetro de raízes, percentagem de raízes comerciais, percentagem de raízes rachadas e isoporizadas. O efeito residual da incorporação de jitirana ao solo na quantidade de 15 t ha-1 proporcionou a maior produtividade de raízes comerciais de rabanete em sucessão a cultivos consorciados de rúcula e coentro.Downloads
Publicado
2013-12-18
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).