13672 - Caracterização de agroecossistemas baseados na cana de açúcar na comunidade do Caburi, Parintins – Amazonas
Palavras-chave:
Agroecologia, manejo do solo, agricultura de base ecológica, sustentabilidade.Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar levantamento e sistematizar experiências de agriculturas de base ecológica na comunidade do Caburi, Parintins-AM. Foram selecionadas famílias de forma aleatória cuja amostra fosse representativa da comunidade. Para coleta de dados foram utilizadas as metodologias propostas pela Pesquisa Participativa em Agroecologia e do Diagnóstico Rural Participativo-DRP. Os resultados mostraram que os agricultores tem seu cultivo agrícola baseado no sistema consorciado e solteiro. A principal prática de manejo do solo nos agroecossistemas é realizada por meio da cobertura morta, especialmente para a cultura da cana-de-açúcar. Os agricultores não adotam o uso de insumos químicos (fertilizantes e agrotóxicos) nos cultivos agrícolas. Os agricultores da comunidade do Caburi desenvolvem uma agricultura de base ecológica que caminha para maiores níveis de sustentabilidade.Downloads
Publicado
2013-12-22
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Transição Agroecológica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).