13616 - Caminhos da Agroecologia na Alimentação Escolar: um olhar sobre os respectivos programas do Brasil e do México

Autores

  • Priscia Reis Diniz Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN). Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Islandia Bezerra Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UFPR. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PGSAN).

Palavras-chave:

Sistemas agroalimentares, programas alimentares, DHAA

Resumo

Dentre os países que do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais compactuam, Brasil e México se utilizam de estratégias que envolvem programas de alimentação escolar para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada. Este trabalho objetiva discutir algumas diferenças e similitudes entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil e o Programa Desayuno Escolar no México, principalmente quanto às ações que, de alguma forma, se caracterize como um estímulo à produção e ao consumo de alimentos agroecológicos no ambiente escolar. Como metodologia lançou-se mão da técnica de pesquisa documental. Aponta-se que, ainda que possuam objetivos iniciais semelhantes, estes países diferem-se na execução de seus programas, demonstrando divergências na compreensão do direito à alimentação principalmente no que diz respeito ao tipo de alimentos ofertado e na sinergia com outras ações que avancem em práticas de produção de alimentos nos moldes agroecológicos.

Biografia do Autor

Priscia Reis Diniz, Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN). Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Engenheira de Alimentos formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atualmente mestranda do Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN) na Universidade Federal do Paraná (UFPR) temas de interesse de investigação: agroecologia, agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional e direito humano à alimentação adequada.

Islandia Bezerra, Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UFPR. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PGSAN).

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UFPR. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional - PGSAN. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais - PPGCS-UFRN, com ênfase da relação produção-consumo: agricultura familiar, políticas públicas de aquisição de alimentos (PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar) e, consumo alimentar de famílias rurais. Possui especialização em Saúde Pública. Pesquisadora vinculada ao Centro de Tecnologias Sociais e Educação em Segurança Alimentar e Nutricional Josué de Castro/UFPR - CETECSAN. É Membro do Fórum Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - FESSAN/PR. Atua como voluntária na Escola Latino Americana de Agroecologia-ELAA, no Assentamento do Contestado na Lapa/PR.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Saúde e soberania alimentar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>