13531 - Do monocultivo da Pimenta (Piper negrum L.) aos Sistemas Agroflorestais (SAFs): A experiência de Tomé Açú, no Estado do Pará, Brasil.
Palavras-chave:
Sistemas Agroflorestais, Agricultores Familiares, Desenvolvimento RuralResumo
Por um longo período a ideologia tecnicista imperou e se fortaleceu tomando dimensões alarmantes, alicerçadas nos pacotes tecnológicos da época, onde o conhecimento do agricultor tinha pouca importância e era tida como atrasada. Mas no final do século XIX, a visão tecnicista começa a perder forças devido a fatores socioeconômicos e ambiental (CAPORAL E COSTABEBER, 2000). Com isso o presente trabalho objetiva expor as mudanças no modelo produtivo dos agricultores familiares, do município de Tomé Açu, estado do Pará que assumiram os Sistemas Agroflorestais (SAFs) como ideal para desenvolvimento sustentável em detrimento aos danos gerados pelos monocultivos de pimenta do reino (Piper nigrum) na comunidade e a importância dessa transformação aos estabelecimentos agrícolas. A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva e/ou exploratória, que segundo Ribas e Fonseca (2008) objetiva familiarizar o pesquisador com as problemáticas (fenômenos) e/ou descobrir novas percepções acerca do mesmo.Downloads
Publicado
2013-12-18
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).