13464 – Avaliação da produção de biomassa vegetal de quatro espécies visando a melhoria do solo de vegetação secundária na Amazônia Central
Palavras-chave:
sustentabilidade, biomassa verde, vegetação secundária.Resumo
Buscando técnicas inovadoras e sustentáveis para serem usadas na agricultura como forma de deixar o solo mais fértil e recuperar áreas modificadas, o presente trabalho foi realizado. No período de janeiro de 2011 a março de 2012, foram inseridas e monitoradas junto à capoeira no Campo Experimental da Embrapa Amazônia Ocidental km 29, quatro espécies vegetais conhecidas da Amazônia, (Tefrosia candida, Flemingia macrophyla, Bixa orellana e Inga edulis), tais espécies apresentam um grande potencial de acúmulo de biomassa e nutrientes. Após a escolha da área, foram coletadas amostras para análise química e física do solo, esta coleta também foi feita durante e após a implementação do presente estudo. Tanto as amostras de solo quanto o delineamento deste projeto, tiveram delineamento inteiramente casualizados. Foram feitos oito tratamentos, sendo que em cada um deles havia um controle, ou seja, somente a capoeira sem enriquecimento. A partir daí monitorou-se a taxa de crescimento e mortalidade das espécies acima descritas, bem como o acumulo de biomassa ao final do experimento. Durante esse período observou-se que o ingá foi o que apresentou melhor crescimento em altura e diâmetro, também o que menos sofreu com a mortalidade e teve o maior acumulo de biomassa.Downloads
Publicado
2013-12-29
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Ambiente e Ecossistemas Naturais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).