098 - Variações diurnas da emissão de CO2, temperatura e umidade do solo sobre diferentes manejos pós-colheita da cana-de-açúcar
Palavras-chave:
transição agroecológica, respiração do solo, cana crua, preparo do solo.Resumo
O objetivo do trabalho foi investigar as variações diurnas da emissão de CO2 do solo (FCO2), temperatura e umidade do solo submetido a diferentes manejos em áreas de cana-de-açúcar. Após a colheita da cana a área foi dividida em três parcelas amostrais de 25 40 m cada, compreendendo os manejos: solo com palha residual da cana e sem revolvimento (CPSR), solo sem palha e sem revolvimento (SPSR) e solo sem palha com revolvimento do solo (SPCR). O preparo do solo consistiu de uma subsolagem e duas gradagens. Para determinação da FCO2 foi utilizado o sistema portátil LI-8100. Concomitantemente à avaliação de FCO2 foram avaliados as variáveis temperatura do solo (termômetro integrante do sistema LI-8100) e umidade do solo (aparelho TDR). As avaliações foram realizadas durante os períodos da manhã (08:00 a 09:30h) e tarde (15:00 a 16:30h), através de 10 pontos amostrais em cada parcela, durante sete dias consecutivos. O manejo CPSR resultou na menor média da FCO2 e temperatura do solo nos dois períodos avaliados, o solo com palha reteve maior teor de umidade.Downloads
Publicado
2012-10-13
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).