093 - Sistemas agroflorestais: potencial para sequestro de carbono e produção de outros serviços ambientais
Palavras-chave:
, pagamento por serviços ambientais, créditos de carbono, ciclagem de nutrientes, aumento da biodiversidadeResumo
Os sistemas agroflorestais (SAFs) surgem como uma prática que busca conciliar os objetivos econômicos, sociais e ambientais envolvidos na produção agropecuária. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo identificar alguns serviços ambientais gerados por sistemas agroflorestais e verificar a possibilidade de obtenção de créditos de carbono por esses sistemas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, fazendo uso de fontes bibliográficas e documentais. O trabalho constatou que dentre os vários serviços ambientais gerados pelos SAFs estão a ciclagem de nutrientes, a formação de microclima, aumento da biodiversidade e a formação de biomassa, além do grande potencial para sequestro de carbono, o que torna esses sistemas fontes elegíveis para a implementação de projetos para captação de créditos de carbono.Downloads
Publicado
2012-10-13
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).