143 - Socialização de tecnologias no assentamento Tamakavi, município de Itaquiraí, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
sistemas agroflorestais, áreas de preservação permanente, unidades experimentais participativas, dia de campo.Resumo
Em junho de 2012 foi realizado um dia de campo no Assentamento Tamakavi, município de Itaquiraí-MS. Este trabalho faz parte de um projeto de extensão, ensino e pesquisa, desenvolvido pelo aluno Thiago Picciuto Maciel, do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, em parceria com a Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) e a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Itaquiraí. Participaram deste dia de campo, estudantes da EFAITAQ e produtores do assentamento Tamakavi. Visitou-se as Unidades Experimentais Participativas – UEP´s do projeto GereLeite, que faz parte do Programa Pecuária de Leite de Itaquiraí, sistemas de produção com base nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Com base nesta experiência, os alunos da EFAITAQ e os produtores podem tornar-se disseminadores desta iniciativa, contribuindo na fixação do homem no campo, bem como a geração de renda, pautada nos pilares da Agroecologia.Downloads
Publicado
2012-10-13
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).