139 - Relato de experiência: percebida e vivida nas relações com agricultores e comerciantes da feira – “Matinfeira”, em Matinhos, PR
Palavras-chave:
agricultor familiar, desenvolvimento, litoral paranaense.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar a vivência e as experiências adquiridas com o Relato de Experiência: Percebida e Vivida nas Relações com Agricultores e Comerciantes da Feira – “Matinfeira”, em Matinhos-PR, durante o curso superior de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, UFPR Litoral, turma 2008, com o objetivo de promover o aprendizado com os agricultores locais que comercializam seus produtos na feira livre local. Esse aprendizado faz parte do ensino por projetos que a UFPR Litoral propõe em seu Projeto Político Pedagógico. Tentativas de promover mecanismos de desenvolvimento sustentável com os agricultores rurais do litoral marcaram esta caminhada, rica de experiências e aprendizados, proporcionando muitos questionamentos e reflexões. Com a mediação de professor convidado, este trabalho foi realizado no período de março de 2009 a junho de 2011, tendo como intervalos a férias de julho e de fim de ano. O tema do Projeto de Aprendizagem (PA) foi desenvolvendo a possibilidade de acesso a mercados a agricultores familiares do litoral paranaense.Downloads
Publicado
2012-10-13
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).