077 - Performance do feijoeiro cultivado em sucessão a adubos verdes num agroecossistema sob manejo ecológico em Dourados, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
adubação verde, avaliação participativa, leguminosas, produtividade do feijoeiro.Resumo
Este trabalho objetivou avaliar o desempenho de diferentes espécies de adubos verdes, bem como seu efeito sobre o feijoeiro cultivado em sucessão. O estudo foi desenvolvido no ano agrícola 2009/2010, num Latossolo Vermelho distroférico. Os tratamentos constituíram do plantio de leguminosas, gramíneas, mistura destas espécies e um tratamento com plantas espontâneas. O corte dos adubos verdes foi realizado aos 115 dias após a emergência. O feijão-comum, cv. Siriri, foi semeado diretamente sobre a palhada das plantas de cobertura. Quando o feijoeiro atingiu o estádio de formação dos grãos, foi realizada avaliação participativa. Já as avaliações da massa seca dos restos culturais e o rendimento de grãos ocorreram no término do período de maturação. O feijoeiro apresentou melhor desempenho e rendimento de grãos quando cultivado após espécies leguminosas. As avaliações participativas foram eficazes na caracterização dos atributos que mensuram o desempenho agronômico do feijoeiroDownloads
Publicado
2012-10-13
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).