048 - Doses de nitrogênio sobre o crescimento de mudas de cafeeiro (Coffea arábica) em Itaquiraí, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
desenvolvimento vegetativo, sistema radicular, parte aéreaResumo
A cultura do café ocupa um importante espaço na cadeia produtiva de grãos do país. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses N (nitrogênio), utilizando produto comercial Sulfato de Amônia, no crescimento de mudas de café. As variáveis avaliadas foram altura da planta, comprimento raiz, N raiz, N parte aérea, matéria seca total, matéria seca parte aérea e matéria seca raiz. Os resultados foram submetidos à análise de variância e realizado teste de Tukey a 5 % de probabilidade. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com 5 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos utilizados consistiram na aplicação de doses de N na proporção de 0, 20, 40, 60 e 80 g(gramas) por 10 litros d’água, sendo aplicados 10 ml desta solução por saquinho, equivalente a rega de 1000 mudas com 10 litros de solução. No total foram feitas 3 aplicações de N, a cada 30 dias, a partir da emissão do 2° par de folhas. A aplicação de N em cobertura favoreceu o incremento de N na raiz das mudas de cafeeiroDownloads
Publicado
2012-10-13
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).