042 - Desempenho da bananeira consorciada com leguminosas herbáceas perenes em um agroecossistema sob manejo ecológico em Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Musa sp, fixação de nitrogênio, reciclagem de nutrientesResumo
O estudo foi desenvolvido em Nova Alvorada do Sul, MS (21°028' S e 54°023’ W), com o objetivo de conhecer o desempenho da bananeira cultivada em consórcio com leguminosas herbáceas perenes. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições, em parcelas de 6 m de largura e 15 m de comprimento. Os tratamentos foram compostos por diferentes espécies de leguminosas herbáceas perenes: amendoim-forrageiro, cudzu-tropical, calopogônio, estilosantes, consórcio entre cudzu-tropical e calopogônio e as testemunhas – feijão-de-porco, parcela com plantas espontâneas e parcela sem cobertura vegetal. As bananeiras foram plantadas simultaneamente aos adubos verdes, dispostas no espaçamento de 3 m x 3 m. Durante um ano, a cada quatro meses, foram realizadas as seguintes avaliações: altura de plantas, diâmetro do pseudocaule e número de folhas vivas. Aos 12 meses após o plantio, a bananeira apresentou uma tendência de menor desempenho quando consorciada com o amendoim-forrageiro. Não houve diferença significativa na taxa de crescimento da bananeira nos consórcios com os adubos verdes, em relação à parcela com plantas espontâneas e parcela capinada.Downloads
Publicado
2012-10-13
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).