026 - Caracterização do meio físico de sistemas silvipastoris implantados em unidades de produção familiar no estado de Rondônia
Palavras-chave:
geologia, geomorfologia, pedologia, clima, sistema de informações geográficas.Resumo
Os sistemas silvipastoris (SSP’s) são sugeridos como alternativa para recuperar a biodiversidade funcional em agroecossistemas e a caracterização do meio físico representa uma ferramenta importante no processo de transferência de tecnologia considerando as semelhanças entre as regiões. O presente estudo tem como objetivo caracterizar o meio físico nas 14 propriedades do Projeto Silvipastoril implementado no estado de Rondônia. O meio físico foi caracterizado por meio do cruzamento de informações dos pontos georeferenciados das unidades produtivas onde foram implantados os SSP’s com àquelas disponíveis no banco de dados da SEDAM e do IBGE, no que se refere ao clima, geomorfologia, geologia, vegetação e pedologia. Utilizou-se o programa TerraView, desenvolvido pelo INPE, para a construção do sistema de informações geográficas. A variação da precipitação pluvimétrica entre as propriedades foi de 700 mm. Os temas geologia e pedologia foram os que apresentam maiores variações, enquanto que a vegetação apresentou menor diversidade de tipo. Todas as propriedades estão localizadas dentro das áreas permitidas para as atividades agropecuárias, segundo o zoneamento sócio-econômico-ecológico do estado de Rondônia. Porém, a grande variação entre o meio físico das propriedades estudadas sugere que as intervenções técnicas sejam especificas para cada propriedade.Downloads
Publicado
2012-10-11
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).