125 - Horta familiar e produção de sementes agroecológicas
Palavras-chave:
agricultura familiar, sementes crioulas, produção agroecológica.Resumo
Esta experiência foi desenvolvida no município de Ivinhema e trouxe a prática da produção de sementes de verduras para o sustento familiar e comercialização do excedente. As sementes crioulas de alface (Lactuca sativa L) e rúcula (Eruca sativa Miller) foram adquiridas por ocasião de uma feira realizada no município de Anchieta, SC. Cultivadas de forma agroecológica, estão livres de produtos químicos contaminantes o que favorece a qualidade de vida de quem produz e de quem consome. A horta familiar tem uma área de 20mx10m e todos os anos são colhidas sementes para o próximo plantio. As sementes são colhidas em uma área de 1m² de alface com o rendimento de 200 g de sementes e de rúcula em 1m² com 150 g. O processo desenvolvido tem possibilitado a seleção de outras variedades de alface. As sementes são colhidas e armazenadas em embalagens plásticas e conservadas na geladeira. Desta forma são mantidas as propriedades que garantem o poder germinativo das variedades.Downloads
Publicado
2012-10-13
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).