123 - Frutos do Cerrado: potencialidades que contribuem para a preservação e geração de renda no assentamento Teijim, Nova Andradina, MS
Palavras-chave:
reforma agrária, conservação, consumo familiar.Resumo
Este trabalho foi realizado no Assentamento teijim – Casa Verde, município de Nova Andradina, MS, na comunidade Nossa Senhora das Graças – grupo Fetagri. Iniciou-se em 2010 através da Comissão Pastoral da Terra, Regional de Mato Grosso do Sul, que desenvolve projetos voltados ao acompanhamento de famílias assentadas da reforma agrária. Foi realizado um trabalho de educação ambiental, de forma participativa, voltado para a conservação de espécies existentes na área do assentamento. Existe no local grande diversidade de espécies da flora com valor nutricional e medicinal. O trabalho teve como objetivo trazer conhecimento sobre a importância do bioma cerrado e a sua contribuição para a manutenção da biodiversidade. Foi realizado junto a vinte famílias, através de cursos e oficinas, levando formação e informação. Atualmente as famílias estão percebendo o cerrado com outro olhar e as plantas como o cumbaru (Diptenjx alata) e o pequi (Carycar brasiliense) passaram a ser preservadas nos lotes e os seus frutos estão sendo aproveitados para consumo familiar, na forma de doces, conservas e consumidos in natura. Existe grande potencial de utilização desses frutos para a geração de renda familiar através da agregação de valor. É importante que o uso seja racional, baseando-se em princípios sustentáveis.Downloads
Publicado
2012-10-13
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).