007 - Agricultores familiares da APOMS e o manejo de sistemas agroecológicos
Palavras-chave:
agricultores agroecológicos, manejo de solo, produção de biomassa, adubação verde.Resumo
O objetivo desse trabalho foi conhecer quais práticas de manejo de solo são adotadas por um grupo de agricultores agroecológicos e que benefícios eles esperam como resultado dessas práticas. O trabalho foi realizado com 10 agricultores familiares em Mato Grosso do Sul, pertencentes a comunidades tradicionais dos municípios de Ivinhema (04) e Glória de Dourados (01), bem como assentados do Projeto de Assentamento Itamarati (05), em Ponta Porã. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada, com cinco questões aplicadas através de visitas e também por email. Outra fonte de coleta de dados foi a observação participante. Os dados coletados foram sistematizados em quadro demonstrativo e os resultados tabulados representados em gráficos. Constatou-se que a adubação verde é uma tecnologia utilizada por todos os entrevistados, é de fácil aplicação e acessível a todos os agricultores, pois o recurso utilizado em grande parte encontra-se na própria unidade de produção, tornando a prática economicamente viável. A manutenção da umidade e aumento da matéria orgânica foram as duas principais vantagens das técnicas utilizadas para a melhoria das condições do solo citadas pelos agricultores.Downloads
Publicado
2012-10-11
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).