14 - Evolução da Renda: o caso de agricultores familiares em transição agroecológica
Palavras-chave:
autoconsumo, agregação de valor, resultado final, sistema de produçãoResumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar a evolução do resultado final por seis anos, baseando-se na renda bruta, nos custos de produção, no autoconsumo e outras rendas monetárias de cinco famílias de agricultores em transição agroecológica. Foi realizado um acompanhamento socioeconômico de cinco propriedades familiares, nas safras 2005/06 a 2010/11, na região centro sul do Paraná. Embora as famílias tenham em comum a produção de base agroecológica, cada sistema absorve de forma diferente as adversidades de clima e preço. Alterações na disponibilidade de mão de obra interferem na magnitude do resultado final. Também o computo do autoconsumo contribuiu para a melhoria do resultado final das famílias.Downloads
Publicado
2012-08-22
Edição
Seção
V Encontro Regional de Agroecologia - Medianeira/PR
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).