12 - Secador solar: Processo de desidratação de frutas com diferentes tratamentos osmóticos
Palavras-chave:
Secagem, sustentabilidade, banana, Musa sppResumo
O uso de secador solar permite que o beneficiamento dos produtos possa ser feito com baixo capital inicial, utilizando energia térmica renovável e de baixo custo na desidratação. A energia solar é considerada como fonte limpa, visto que não libera resíduos na atmosfera. O objetivo principal é mostrar a viabilidade da secagem de frutas em secador solar com o uso do tratamento osmótico. Usou-se a fruta banana, (Musa spp.) em diferentes tratamentos osmóticos. Contendo basicamente água e sacarose, diferenciando-os com adição de sal (cloreto de sódio) e levadas ao secador solar, tendo em vista que é um equipamento sustentável, pois utiliza como fonte o sol gerador de energia 100% renovável. A banana desidratada apresentou uma perda de peso maior que 50% em relação ao seu peso inicial. As vantagens da desidratação observadas foram praticidade, baixos custos e redução de volume no transporte, bem como o aumento na vida útil e vantagens no armazenamento do produto, mantendo o alimento natural e saudável.Downloads
Publicado
2012-08-22
Edição
Seção
V Encontro Regional de Agroecologia - Medianeira/PR
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).