09 - Barbatimão no tratamento de lesão de pele
Palavras-chave:
planta medicinal, sabedoria popular, tratamento alternativoResumo
O resgate da sabedoria popular acerca das plantas medicinais é de extrema importância, pois, a fitoterapia caseira detém gama de informações que contribuem para a cura de muitas enfermidades. O Ministério da Saúde (MS) ampliou à população o oferecimento de medicamentos fitoterápicos, reconhecendo, neles, sua eficácia através das evidências cientificas; demonstrando com isso a interação entre o conhecimento e prática popular e as comprovações cientificas. Durante o período da graduação Tecnologia em Agroecologia, houve interesse na pesquisa de plantas medicinais; as visitas técnicas em propriedades permitiram o contato não somente com os proprietários, mas, também, com outras pessoas que transitavam pelo entorno. Muitas dessas pessoas nos deixaram perceber o quanto o conhecimento das ‘ervas’ é essencial para muitas famílias. O conhecimento passado de geração após geração cumpria sua função de aliviar ou curar muitas enfermidades. Este relato demonstra o uso da planta medicinal conhecida como barbatimão, no tratamento de lesão na planta do pé de um indivíduo de 37 anos, acadêmico na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). A observação se deu em Matinhos/PR no período compreendido de dezembro/2011 a março/2012.Downloads
Publicado
2012-08-22
Edição
Seção
V Encontro Regional de Agroecologia - Medianeira/PR
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).