05 - Avaliação de milhos crioulos no Oeste do Paraná
Palavras-chave:
Zea mays L., produtividade, agroecologiaResumo
Ao longo dos últimos anos o milho vem sofrendo elevada perda e contaminação genética, ameaçando toda uma tradição de cultivo baseada em materiais guardados ao longo de gerações e de baixo investimento. Objetivando avaliar o potencial produtivo de materiais crioulos, realizou-se um ensaio visando avaliar o desempenho e realização de dia de campo. O ensaio foi realizado de forma participativa envolvendo assistência técnica e produtores. Foram utilizadas as variedades BR 451, INCAPER 203, IPR 114, Cunha, Listrado, Língua de Papagaio, Comum e Comum Branco. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados com 4 repetições. Observou-se elevada rusticidade dos materiais, com boa adaptação, sendo as variedades INCAPER 203, IPR 114, Língua de Papagaio e Comum os materiais mais produtivos.Downloads
Publicado
2012-08-22
Edição
Seção
V Encontro Regional de Agroecologia - Medianeira/PR
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).