12809 - Ferramentas para mobilização e capacitação de comunidades rurais ribeirinhas para utilização de tecnologias alternativas

Autores

  • Vinicius Ribamar Alencar Macedo Universidade Estadual do Maranhão
  • Ana Leticia Rocha Monteiro Universidade Estadual do Maranhão
  • Joerbeth Serejo Belo Universidade Estadual do Maranhão
  • João Araújo Batista Universidade Estadual do Maranhão
  • Alessandro Costa da Silva Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

aceitação, ambiental, BASON, eficácia, SODIS

Resumo

O uso de tecnologias alternativas é uma possível solução para problemas ambientais, principalmente em comunidades rurais, para tanto é necessária uma capacitação destas para uma melhor utilização e compreensão do tema, que deve ser feita de maneira adequada buscando uma maior aceitação. Assim o presente trabalho teve como objetivo elaborar ferramentas que possibilitem a capacitação de comunidades ribeirinhas no Baixo Munin no estado do Maranhão. Tendo em vista que os municípios dessa região apresentam problemas sócio-econômico-ambientais graves, escolheu-se como material de capacitação as tecnologias SODIS e BASON. Com o intuito de verificar a eficácia das capacitações foram aplicados questionários ao fim de cada atividade. As ferramentas utilizadas no processo de capacitação mostraram-se adequadas, visto a grande aceitação das comunidades para a utilização das tecnologias apresentadas.

Biografia do Autor

Vinicius Ribamar Alencar Macedo, Universidade Estadual do Maranhão

Aluno do curso de Engenharia Agronômica

Alessandro Costa da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Professor do Departamento de Química e Biologia da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e Professor do Mestrado em Agroecologia da UEMA.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

VII CBA -3. Instrumento de justiça ambiental e social no campo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)