12792 - Trabalhando a reconversão de sistemas convencionais para sistemas com base agroecológica através de oficinas de defensivos naturais.
Palavras-chave:
agroecologia, práticas agroecológicas, qualidade de vida, transição.Resumo
Os agrotóxicos são constantemente usados por agricultores que se utilizam de técnicas de cultivo convencional. Portanto este trabalho contribuiu para a construção do conhecimento de técnicas alternativas ensinadas em oficinas, que levaram ao inicio do processo de transição de um sistema convencional de cultivo para um de base agroecológica. Com isso, nas oficinas foram abordadas temáticas relacionadas com práticas que orientem a diminuição de insumos externos e substituição de agrotóxicos por defensivos naturais, o reconhecimento em perceber a importância de diversificar as formas de cultivo e a biodiversidade, melhorando assim a conservação e fertilidade do solo e água, a qualidade dos produtos e a qualidade de vida. Ressaltando também nas oficinas a troca de experiências de agricultor para agricultor abrindo discussões sobre as temáticas propostas, e apresentando experiências trazidas em visitas a outros produtores que já desenvolvem práticas de agriculturas sustentáveis.Downloads
Publicado
2011-11-13
Edição
Seção
VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).