12692 - Produção de biomassa do cultivo de calêndula (Calendula officinalis) submetidas a dois sistemas de irrigação e três coberturas de solo
Palavras-chave:
Calendula officinalis, plantas medicinais, cultivo orgânico.Resumo
A calêndula é uma espécie medicinal que possui muitas atividades farmacológicas atribuídas, tendo grande valor econômico e fitoterápico. O objetivo deste estudo foi avaliar a produção de biomassa de Calendula officinalis submetidas a três tipos de coberturas e dois sistemas de irrigação nas condições climáticas do norte de Minas Gerais. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 3x2 com quatro repetições, dispostos em faixas (dois sistemas de irrigação: microaspersão e gotejamento x três coberturas do solo: testemunha, cobertura morta vegetal e cobertura plástica). A produção de biomassa fresca dos capítulos florais foi maior nos tratamentos sem cobertura e com palha, com produtividade de 6,48 t ha-1 e 5,42 t ha-1, respectivamente. Para biomassa seca, observou-se maior produtividade também nos tratamentos sem cobertura e com palha, sendo 2,49 t ha-1 e 1,57 t ha-1. Não houve diferença significativa para as variáveis altura, diâmetro do caule e número de folhas.Downloads
Publicado
2012-01-08
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).