12634 - Adubos orgânicos na germinação e crescimento de mudas de mamoeiro produzidas em tubetes
Palavras-chave:
Carica papaya L., adubação, qualidade das mudasResumo
O trabalho teve por objetivo avaliar a germinação e o crescimento de mudas de mamoeiro, sob diferentes fontes e doses de adubos orgânicos. Os tratamentos consistiram de quatro fontes de adubos orgânicos (EB=esterco bovino; EO=esterco ovino; EG=esterco de galinha; HM=húmus de minhoca) e quatro doses (0; 20; 40; 60% na mistura), adicionados ao substrato (terra+areia), antes do enchimento dos tubetes. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema de fatorial, com 16 tratamentos, quatro repetições e cinco plantas por parcela. Houve efeito significativo dos tratamentos sobre a germinação e crescimento das plantas de mamoeiro. Todos os adubos afetaram negativamente a germinação, decrescendo à medida que aumenta a dose do fertilizante, por outro lado, os mesmos adubos tiveram efeito quadrático com relação às doses aplicadas, atingindo um valor máximo e decrescendo em seguida.Downloads
Publicado
2011-11-19
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).