12338 - Construção e aplicação de indicadores de sustentabilidade em Agroecossistemas de agricultores familiares em área de Cerrado do DF
Palavras-chave:
Indicadores, Sistemas de Produção, Agricultura FamiliarResumo
Uma das razões pelas quais alguns produtores decidem converter ou transformar o seu sistema de monocultivo convencional para um sistema mais diversificado de produção está no sentido de alcançar uma produção mais estável e sem a dependência de insumos externos. Aumento de custos de produção e redução da disponibilidade de recursos naturais na propriedade está entre as diversas razões. Muitos agricultores têm dificuldade na conversão, pois o novo sistema é mais complexo do que o convencional. Nesta pesquisa foi adotada a metodologia proposta por Altieri e Nicholls (2002), que adota o uso de dois tipos de indicadores, um que avalia a qualidade do solo e o outro a sanidade do cultivo. A ferramenta trabalhada foi aplicada segundo o desenho e construção de tais indicadores em duas comunidades de agricultores familiares, em suas respectivas áreas de cultivos. Os indicadores foram testados e validados no pré-assentamento “Márcia Cordeiro Leite”, em Planaltina/DF e no assentamento Colônia I, em Padre Bernardo/GO, junto aos agricultores.Downloads
Publicado
2011-11-30
Edição
Seção
VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).