12279 - Produção de fitomassa de inverno e cultivo do repolho (Brassica oleracea var. capitata) sob sistema de plantio direto

Autores

  • VINICIUS CANDIAN MARQUES IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
  • SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • PEDRO LAMAS GOULART IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • MARCOS LUIZ REBOUÇAS BASTIANI IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • FRANCISCO CÉSAR GONÇALVES IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Palavras-chave:

Brassica oleracea var. capitata, Lupinus albus L., Avena strigosa L., coberturas vegetais, plantio direto.

Resumo

Com o objetivo de avaliar o desempenho de plantas de cobertura de inverno na produção de repolho em sistema de plantio direto agroecológico foi conduzido um experimento no IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, no inverno/primavera de 2008. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com 5 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos constaram das espécies de plantas de cobertura: tremoço; aveia-preta (25 cm entre linhas); aveia-preta (50 cm entre linhas); a combinação aveia-preta+tremoço e o controle (vegetação espontânea). A aveia-preta foi a espécie de inverno que apresentou o maior potencial de produção de fitomassa e maior cobertura do solo, em relação aos demais tratamentos com plantas de cobertura para as condições da região. Melhores produtividades de repolho foram obtidas quando se utilizou a sucessão aveia+tremoço ou aveia (25 cm), comparados com aveia (50 cm) ou tremoço. A sucessão com o tremoço foi a que proporcionou os piores rendimentos de produtividade.

Biografia do Autor

VINICIUS CANDIAN MARQUES, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

ESTUDANTE DO CURSO BACHAREL EM AGROECOLOGIA PELO IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA. DEPARTAMENTO DE AGROECOLOGIA ÁREA: PRODUÇÃO VEGETAL

SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Possui Curso Técnico em Meio Ambiente pelo CEFET Rio Pomba-MG (2003), Graduação Tecnologia em Agroecologia pelo IFET Sudeste MG - Campus Rio Pomba (2010). Cursando Bacharel em Agroecologia pelo IFET Sudeste MG - Campus Rio Pomba, Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Ambiental pela FIJ e Curso de Extensão em Homeopatia, Plantas Medicinais e Produção de Alimentos Orgânicos pela UFV (2011). Interesse nas áreas de Meio Ambiente, Agroecologia, Recuperação de Áreas Degradadas, Produção Vegetal, Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental e Homeopatia agrícola.

PEDRO LAMAS GOULART, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em agroecologia. 09/09/08

MARCOS LUIZ REBOUÇAS BASTIANI, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Atualmente é professor ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rio Pomba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, manejo de plantas espontâneas, olericultura e grandes culturas.

FRANCISCO CÉSAR GONÇALVES, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Possui doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2005). Professor do IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba desde 1996. Atualmente trabalha nos cursos de Zootecnia e Agroecologia (Superior) e Agropecuária e Florestal (Técnico), é revisor de periódicos da revista Ciência e Agrotecnologia. Tem experiência na área de Fruticultura.

Downloads

Publicado

2011-12-02

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>