12256 - Produção de fitomassa e desempenho de plantas de cobertura de verão na supressão de plantas espontâneas

Autores

  • LUCAS FERENZINI ALVES IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
  • VINICIUS CANDIAN MARQUES IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • MARCOS LUIZ REBOUÇAS BASTIANI IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • STHEFANI GONÇALVES DE OLIVEIRA IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Palavras-chave:

Sorghum bicolor, Canavalia ensiformes, Crotalária juncea, coberturas vegetais, plantas espontâneas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de plantas de cobertura de verão na produção de fitomassa e na supressão de plantas espontâneas, na região de Rio Pomba, MG. O experimento foi conduzido no IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, entre dezembro/2010 a março/2011. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Foram nove tratamentos: sorgo; milheto; crotalária; feijão de porco; os consórcios sorgo+crotalária; sorgo+feijão de porco; milheto+crotalária; milheto+feijão de porco e o controle (vegetação espontânea). Maiores produções de fitomassa foram obtidas com o sorgo+feijão de porco seguido do sorgo. Menores fitomassas ocorreram com o feijão de porco ou a crotalátia, em monocultivo, além do milheto+crotalária. Maior cobertura do solo foi obtida com o cultivo do sorgo, seguido do milheto e o sorgo+feijão de porco. Maiores infestações de plantas espontâneas ocorreram quando se utilizou o feijão de porco ou a crotalária como planta de cobertura.

Biografia do Autor

LUCAS FERENZINI ALVES, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Graduando em Bacharel em Agroecologia pelo IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba Departamento de Agroecologia. Área de produção vegetal.

VINICIUS CANDIAN MARQUES, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

GRADUANDO DO CURSO BACHAREL EM AGROECOLOGIA PELO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS RIO POMBA. INTERESSE NA ÁREA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA, CONTROLE BIÓLOGO DE PRAGAS E DOENÇAS, PRODUÇÃO ORGÂNICA.

SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Possui Curso Técnico em Meio Ambiente pelo CEFET Rio Pomba-MG (2003), Graduação Tecnologia em Agroecologia pelo IFET Sudeste MG - Campus Rio Pomba (2010). Cursando Bacharel em Agroecologia pelo IFET Sudeste MG - Campus Rio Pomba, Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Ambiental pela FIJ e Curso de Extensão em Homeopatia, Plantas Medicinais e Produção de Alimentos Orgânicos pela UFV (2011). Interesse nas áreas de Meio Ambiente, Agroecologia, Recuperação de Áreas Degradadas, Produção Vegetal, Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental e Homeopatia agrícola.

MARCOS LUIZ REBOUÇAS BASTIANI, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Atualmente é professor ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rio Pomba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, manejo de plantas espontâneas, olericultura e grandes culturas.

STHEFANI GONÇALVES DE OLIVEIRA, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

É estudante de graduação do curso de Bacharel em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus de Rio Pomba - MG, Também é atual Gerente Financeira da Agroecologia Empresa Júnior -Assistência Tecnica e Consultoria.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>